SUBSCREVER NEWSLETTER

Pistão!

druidaspapas
//   Druidas Papas é um projecto de improvisação a solo de Rodrigo João, combinando módulos low-fi de "circuit bending", um teclado Yamaha transformado, pedais de efeitos tradicionais e a sua própria voz alterada em tempo real.

13 MARÇO
DRUIDAS PAPAS 
[concerto, 23h00]
+ JAVENGER DOURADO + MIGUEL SÁ [discos]
http://facebook.com/pistao.oatsip




darkmagus
//   Dark Magus surge de um desejo / necessidade de direccionar a livre improvisação para uma forte base rítmica... tendo como raiz a fase eléctrica de Miles Davis mais precisamente o álbum / concerto de 1974, Dark Magus. Definindo-se como free-groove numa viagem por uma polirritmia urbana, definida pela bateria e percussão, em muitos casos remetendo para o funk-rock recontextualizado onde por outro lado, a electrónica e o trompete (processado com efeitos) conduzem a uma viajem psicadélica entre frases e texturas sonoras.
Luis Desirat – bateria; Monsieur Trinité – objectos diversos; Yaw Tembe  – trompete e electrónica; Miguel Sá – electrónica.

20 FEVEREIRO
DARK MAGUS
[concerto, 23h00]
+ JAVENGER DOURADO + MIGUEL SÁ [discos]
http://facebook.com/pistao.oatsip




pinch
//   O guitarrista Luís Lopes, o baterista Gabriel Ferrandini e o baixista Hernâni Faustino, três músicos oriundos da música improvisada e experimental, juntam-se para formar os novíssimos SHAMEFUL IGUANAS, um power trio subversivo radical que promete praticar uma música espontânea, sónica, de percurso e destino imprevisíveis.

28 NOVEMBRO
SHAMEFUL IGUANAS
[concerto, 23h00]
+ JAVENGER DOURADO + MIGUEL SÁ [discos]
http://facebook.com/pistao.oatsip





prisma
//   Prismas decompõem e compõem coisas. Este PRISMA - música. Com os monotrons de Miguel Sá (o homem da variz.org, dos Zzzzzzzzzzzzzzzzzp!, A Parte Maldita, os Whit, Tra$h Converters e Producers, entre tanta outra coisa) a domesticarem a guitarra eléctrica de Filipe Felizardo (o homem dividido entre ACRE, Bandeira Branca, Häsqvarna e a solo), a massa é processada desde a fonte - um imaginário de balearismos e surf rock anfetaminado - até às mãos dos músicos. Seja em peças de toada bucólica, de jogo tímbrico, como em jams trágicas e modais, Prisma devolve sempre o romance à praia. Apresentam-se pela primeira vez no Lounge, para mostrar material que se quer editado em split com os irmãos Sabre.

10 OUTUBRO
PRISMA
[concerto, 23h00]
+
JAVENGER DOURADO [baile]




pistaosabre
// Sabre é o nome de um duo nascido muito recentemente que procura alinhar vários pontos vitais da história da música de dança – os legados de Detroit e Chicago, obviamente e naquilo que têm de mais sonhador, mas também a vivacidade da rave britânica antes do descalabro e as digressões em torno de um endless summer da balearic beat – com vista a uma panorâmica vagamente difusa, onde todas estas referências se confundem num mesmo momento de euforia apaziguadora.

26 JULHO
SABRE
 [concerto, 23h00]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [baile]




guilhermedaluz
// Esta quinta-feira (7 de Junho) o PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs que ocorre no bar Lounge - acolhe o concerto de um membro dos Tantra, instituição lendária do rock progressivo luso, GUILHERME DA LUZ. Imperdível!
Guilherme da Luz é provavelmente o músico nacional com maior curriculum na exploração das tonalidades cósmicas do som em estado puro.
A sua música aparece num continuum sonhador e meditativo herdeiro das grandes aberturas ao infinito da electrónica alemã nos anos 70 (com especiais afinidades ao som de uns Tangerine Dream ou um Klaus Schulze), num percurso que tem vindo a trilhar há mais de uma década, muito antes, portanto, da recente vaga de experimentalistas relativamente jovens obcecados com as maravilhas do krautrock e dos sintetizadores analógicos. Música celestial feita por sintetizadores analógicos, modificados e adaptados pelo próprio Guilherme da Luz, de carácter único e inimitável, para uma viagem a galáxias distantes..

07 JUNHO
GUILHERME DA LUZ
 [concerto, 23h00]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [baile]
http://facebook.com/pistao.oatsip
http://www.da-luz.net/



melro30maio

// Esta quarta-feira (30 de Maio) no PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs que ocorre no bar Lounge - uma experiência que elevará o corpo e a mente para um outro lugar a partir: dos cones, dos bastonetes, das papilas, do martelo, da bigorna, do estribo, dos discos, dos corpúsculos, dos labirintos, e das membranas. Sob o nome de MELRO, Rodrigo Cotrim - que acaba de lançar um visceral disco pela Phonotactics - promete estimular os nossos cinco sentidos com uma performance absolutamente inédita.
Melro (Turdus merula), s.m. - é uma ave passeríforme da família dos Turdídeos, tem 23,5–29 cm de comprimento, uma envergadura de 34–38 cm e um peso de 80-125 gr., dependendo do sexo e das estações do ano. O macho é preto e tem o bico alaranjado e uma auréola amarelada me torno do olho, e possui um vasto repertório de vocalizações. A fêmea acastanhada e tem uma pequenas manchas no peito. A palavra deriva do étimo latino « [quod] mera» (só), que descreve o carácter solitário desta ave, evoluindo para o diminutivo merula > merulu > merlo > melro.
30 MAIO
MELRO [concerto, 23h00]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [baile]




pistao18abril


//   Na próxima quarta-feira (18 de Abril) no PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs que ocorre no bar Lounge - o DJ e produtor FAD!GAZ  irá explorar a electrónica num formato renovado do 'house' e do tecno, tendo em conta a esfera pós-indústrial que se adivinha para o resto do século XXI. Desde o início dos anos 90 que Fernando Fadigas divulga a musica experimental e electrónica. Além do multimedia e das várias incursões na música exploratória é também mentor da editora e promotora variz.org com Miguel Sá.
18 ABRIL
FAD!GAZ [concerto, 23h00]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [baile]
http://soundcloud.com/fadigaz | http://facebook.com/pistao.oatsip




8fevereiro_net

 


//   Na próxima quarta-feira (8 de Fevereiro) no PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs que ocorre no bar Lounge - Vítor Rua, guitarrista, compositor, fundador dos GNR e do duo Telectu, apresenta a solo o fantástico disco “Heavy Mental”. O álbum, gravado em regime de improvisação com uma guitarra electro-acústica de 18 cordas, inventada e construída por si e por Gil Oliveira, encontra-se à venda desde Novembro do ano passado. Após o concerto, segue-se o baile com Javenger Dourado e Miguel Sá.

8 FEVEREIRO
VITOR RUA
 [concerto]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [DJ set]
 
http://soundcloud.com/telectu | http://facebook.com/pistao.oatsip
 
 
 




18janeiro2012pistao

 
//   No próximo dia 18 de Janeiro o PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs no Lounge - assinala mais uma estreia, John Holmes em concerto!
Para além de conquistar pistas de dança com os seus discos, John Holmes também compõe e produz música nos intervalos da procura incessante do groove em rodelas de vinil. Diz que antes de assumir a actividade giradisquística já brincava com sintetizadores e sequenciadores, mas nunca se pode ter a certeza, só ele saberá. Uma verdade: já escrevia antes da música ser o seu respirar diário por isso esperem poemas em formato-dança. John Holmes procura a emoção, criando momentos de intimidade genuína, linhas de baixo quentes e melodias que puxam o coração cá para fora num intenso suspiro. O House é o ponto de partida, essa combinação celestial que salva vidas. A progressão da estória sobrepõe-se ao ritmo e cada música é como uma viagem com um rumo definido, o inesperado está a cada esquina. Não gosta de um live set mecânico, prefere tocar as músicas tal como foram desenhadas, mas admite que não tem pudor ao prolongar o clímax em loop até a pista de dança explodir. Utiliza a voz não como um instrumento mas como um incitamento, nos momentos certos, não é preciso saber cantar para encantar. Um gentleman com a honestidade certa para transformar sorrisos em dança, promete momentos de intensidade rítmica mas também uma viagem de emoções que nos levam ao extremo, até porque o coração também sabe dançar.

18 JANEIRO
JOHN HOLMES
 [concerto]
+
MIGUEL SÁ + JAVENGER DOURADO [DJ set]

soundcloud.com/johnholmes | sindicato.biz/johnholmes
 
superpistao

 
//   O Pistão! - sessão regular de concertos e DJs promovida por Javenger Dourado e Miguel Sá, que agora ocorre no bar Lounge - celebra um ano desde o seu arranque e em formato 'Super': São três concertos e um DJ set em uma só noite!

Luis Lopes
acaba de lançar o seu novo disco “Lisbon-Berlin trio” (Clean Feed 234) e, depois dos recentes internacionalmente aclamados “Electricity” (Ayler Records 113) e “Afterfall” (Clean Feed 208), mergulha de novo no universo alucinante de exploração dos limites sónicos com mais um noise guitar solo. Viagem hipnótica de percurso e destino imprevisíveis… não aconselhável a barbies!"
http://myspace.com/luislopes09

PAL +
apresentará em formato live set o seu trabalho como compositor e produtor de música electrónica avançada. Anuncia-se uma viagem sonora pautada pelo calor analógico da instrumentação e pela precisão digital dos seus ritmos. Irão ser retratadas paisagens visuais onde se podem observar várias tonalidades em registo pixelizado de uma melancolia futurista e solitária. Pal + é mais do que um experiência sonora auditiva, é a visualização do som no seu espaço temporal!
http://soundcloud.com/palplus

Ka§par
, que nos dois últimos anos editou discos pela Groovement, Clone e 4Lux Recordings, afiança que o seu concerto "será principalmente uma amostra do que tenho feito em 2010 e 2011, com alguns temas pelos quais posso ser mais reconhecido pelo meio... mas sem grandes problemas de formatação estilística, e sim com uma pretensão assumida de partilhar muita da música que não só ainda não foi editada, como poderá nunca o ser. E nada melhor que o fazer no contexto do Pistão!"
 

30 DEZEMBRO
LUIS LOPES
 [concerto, 23h00]
PAL+ [concerto, 23h30]
KASPAR [concerto, 00h30]
+
MIGUEL SÁ [DJ se, 02h00t]

http://facebook.com/pistao.oatsip

pistaonovembro

//   REC brutus é a energia libertada numa reacção ®brutus: um processo único de transformação em cadeia de núcleos florest, onde determinadas frequências sonoras apresentam a capacidade de se transformar noutros elementos não-acústicos através de reacções ®brutus, emitindo energia durante essa operação. Baseia-se no princípio da equivalência entre sinal e massa (formulado por Marco Franco em 1997), segundo o qual e apenas durante reacções ®brutus ocorre uma transformação de massa florest em som.
A primeira instância ®brutus foi registada em junho de 2011 por Marco Franco e Manuel Lobo durante uma sessão de improvisação ambiental. Juntos testemunharam uma fissão ®brutus depois da irradiação de um acorde invulgarmente comum com um feixe de partículas primordiais florest. A tecnologia desenvolvida pelos dois músicos visa aproveitar a soma ®brutus, convertendo o calor emitido durante uma actuação ao vivo, numa experiência ritual marcada pelo aparecimento de fissuras insólitas no tecido da realidade sensível.
No próximo dia 9 de Novembro no PISTÃO! - sessão regular de concertos e DJs promovida por Miguel Sá e Javenger Dourado, que agora ocorre no bar Lounge (após um Verão no Jardim da Estrela e um Inverno no bar A Capela) - REC BRUTUS, o mais recente projecto de MARCO FRANCO e MANUEL LOBO, apresenta o seu novo opus ambiental para dois sintetizadores e processamento enviesado. Segundo Reiner Knizia, que não foi consultado, este pode vir a ser o melhor jogo de tabuleiro de sempre.

9 NOVEMBRO
REC BRUTUS
[concerto]
+
MIGUEL SÁ & JAVENGER DOURADO [DJ set]

http://facebook.com/pistao.oatsip | http://soundcloud.com/recbrutus


pistao

//   Filipe Furão (Jackspot) e Júlio Maciel (Mighty Caesar) usaram o disco como mote para dar início ao projecto Cisco Cisco no verão de 2010. Depois da estreia discográfica nesse mesmo ano com o 12" EP "If You Want Me", regressam agora com "Higher" que inclui uma remistura do lendário Greg Wilson, ambos pela editora Apersonal Music de Barcelona.
A estreia no Lounge da noite "PISTÃO!" - depois do arranque em 2010 no bar A Capela e da recente passagem pelo Jardim da Estrela na época estival - serve para celebrar o lançamento do disco e para se escutarem, ainda, muitos inéditos e alguns 'edits' desta profícua dupla de produtores.

8 OUTUBRO
CISCO CISCO [Live? set]
+
MIGUEL SÁ & JAVENGER DOURADO [DJ set]

http://facebook.com/pistao.oatsip | http://soundcloud.com/cisco_cisco