SUBSCREVER NEWSLETTER

Live - Rock

Quinta, 16 Fevereiro 2017

PUSSYWHIPS


//   Uma das mais recentes bandas de rock a sair de Coimbra, os Pussywhips vêm ao Lounge apresentar o EP homónimo lançado no ano passado.

"Tempos houve em que Coimbra era a Meca nacional do rock - tempos esses que estão mais que documentados, não sendo sequer necessário explicar aquilo a que nos referimos quando juntamos "Coimbra" e "rock" na mesma frase. Mesmo que a cidade tenha perdido alguma carga para outras Mecas, como o Barreiro ou Barcelos, a história continua a fazer-se amplificada, a mística permanece inalterada e a vontade ainda é, graças a Deus, transformada em grito de raiva.

Não acreditam? Eis um exemplo: os Pussywhips, trio ali nascido que editou este ano um EP, homónimo, cinco faixas de rock n' roll sujo, maltrapilho e ruidoso. Porque é assim que tem de ser. Porque viver limpo é um privilégio burguês, e a burguesia não tem lugar nessa multidão enorme que é a prole eléctrica. De Pussywhips espere-se tudo menos o encaixotar na normalidade: isto é garage, é surf ou é noise? No fundo, pouco importa. É rock e isso basta. Mais importante ainda, é um EP que orgulha a história da cidade de onde provém (e não deverá existir elogio maior que lhe possamos fazer).

Dos primeiros ecos furibundos de "Solidarity" até à catarse final com "Lame Society", passando pela vertigem de 2 minutos e meio presente em "1000 Ways To Die", Pussywhips é um álbum impróprio para mariquinhas pé-de-salsa, pessoas alérgicas ao cabedal e ao fumo das motas e mastronços do virtuosismo. Nada aqui é virtuoso; os dedos não servem para tocar guitarra como o Frank Zappa e sim para serem fechados em punho e socar o tipo ao lado porque olhou para nós de forma estranha. Mesmo que raras vezes se perceba aquilo que é entoado pelo vocalista Tiago Fonseca. Não que importe - enquanto as guitarras falaram não há-de ser preciso mais nada." in http://bodyspace.net/discos/3051-pussywhips-ep/

Pussywhips | https://www.facebook.com/WhipsSpyUs
Bandcamp | https://pussywhips.bandcamp.com/
1000 Ways To Die | https://www.youtube.com/watch?v=BzjNBtsH-Bk
Shitfaced | https://www.youtube.com/watch?v=6PrlOQxunAE