SUBSCREVER NEWSLETTER

Live - Rock

Quinta, 27 Outubro 2016

SAJJANU + SAJJRA


Uma noite dedicada à electrónica estruturalmente firmada pelo rock, com dois nomes vitais e de longa carreira no underground dos seus respectivos países: os japoneses SAJJANU e o peruano SAJJRA. Gente que curiosamente não se conhecia até os termos juntado no mesmo line-up, apesar da partilha de um nome semelhante e do que, acima de tudo, os une: a liberdade estética de quem se move com a mesma facilidade no noise, no ambientalismo e no industrial. Uma curiosa coincidência de agendas ou são os astros que se alinham?

SAJJANU

Trio com fortes influências da escola avant-prog de uns Boredoms, formado em 2006 no centro de Tóquio a partir de várias bandas da cena noise. Depois de produzirem alguns temas com sumidades da cena underground japonesa como Tatsuya Yoshida dos Ruins e o ex-Can Damo Suzuki, são descobertos por John Zorn, que se propõe lançar o primeiro álbum "Pechiku!" na sua Tzadik Records. O segundo álbum surge em 2011, ano do terramoto e tsunami em Tohoku, o que levou a um conjunto de canções ainda mais viscerais, com sons formados no caos total. Finalmente, em 2016, nova reviravolta: os Sajjanu transformam-se em dupla, inserem uma forte componente electrónica com samples e caixas de ritmos, mas as guitarras e os gritos continuam a criar alvoroço. Dizem-se agora finalmente livres, "em direcção ao desconhecido". E é assim que finalmente se estreiam em Portugal. 
http://www.sajjanu.net/
https://sajjanu.bandcamp.com/

 

SAJJRA

Possivelmente a figura mais relevante da música experimental latino-americana (assim a imprensa o tem vindo a descrever), Sajjra aka Chrs Galarreta tem uma produção musical que cresce ano após ano e explora novos terrenos de cada vez. O músico e compositor peruano (guitarra, efeitos, voz, sampler, sequenciadores), tem sido voz (hiper) activa na cena underground latino-americana desde 1994, e desde 2011 a trabalhar na Europa com sede em Paris e Roterdão. Além dos seus inúmeros projectos a solo, fundou bandas como Evamuss, Tica, DiosMeHaviolado e 50 Otages. Vem apresentar o seu segundo e mais recente álbum como Sajjra, "The Sun Remains the Same", um conjunto de temas que vão de apocalípticas canções noise com apontamentos rítmicos tropicais e etéreos a composições de esqueleto vincadamente industrial. Este trabalho bebe da música ritual peruana, recriando a sua via mística e cerimonial através da brutalidade e beleza do ruído.

http://sajjra.bandcamp.com/

http://soundcloud.com/chrs-galarreta